Crise econômica: xerife recusa-se e despejar famílias

Tom Dart, xerife (delegado de polícia nos Estados Unidos) do condado Cook, anunciou nesta semana que seus comandados não irão mais fazer as diligências de expulsão das famílias que perderam suas casas com a crise econômica. O seu gesto foi notícia nest

Leia abaixo a íntegra do documento assinado pelo xerife, reproduzido no People's Weekly World, o jornal do Partido Comunista dos Estados Unidos.




''Como xerife do Condade de Cook sou o responsável por manter uma prisão com 10 mil condenados, de prover patrulhas em toda a cidade e em áreas não habitadas além de garantir a segurança dos cidadãos.



Mas, talvez, a parte mais difícil do nosso trabalho é realizada pelas unidades policiais de despejo. Em um dia qualquer, nossos policiais são solicitados a despejar uma família de sua casa, levando todas as suas coisas para a calçada. Algumas vezes essas coisas são saqueadas por vizinhos.



Onde as empresas de hipotecas enxergam pedaços de papel, meus policiais enxergam pessoas. Mesmo assim, não importa o quão sejam difíceis, os despejos são parte do nosso trabalho.



O que não é parte do nosso trabalho, entretanto, é agir de acordo com a vontade dos bancos e das milionárias indústrias de hipotecas.



Muitas vezes, nossos policiais chegam a uma casa para proceder a uma ação de despejo e encontram uma família que paga religiosamente seu aluguel. Essa gente não sabia que o proprietário da casa deixara de usar o aluguel para pagar a hipoteca. Eles não tiveram nenhum aviso que seriam despejados de sua casa por essa razão.



Isso acontece porque, em muitos casos, os bancos não fizeram nada para determinar quem está vivendo na moradia. Mesmo que isso seja exigido por lei estadual. Mesmo assim, esses bancos ainda querem que o serviço público pague pela investigação que deveria ser feita por eles.



Isso teve um fim a partir de hoje



Não faremos mais o trabalho dos bancos.



Não vamos supreender os inquilinos com uma ordem de despejo contra os proprietários da casa onde vivem.



Eu poderei ser levado à corte por causa disso. Se for esse o caso, estou propenso a aceitar, embora eu acredite que a maioria dos juízes do condado também compartilhem comigo o desejo de encontrar uma solução justa para o problema.



Pedimos apenas que os tribunais do estado ou os legisladores ordenem aos bancos que façam uma pesquisa antes de emitir uma ordem de despejo.



Cheguei a isso depois de passar um ano tentando trabalhar com os bancos, pedindo que o legislativo aprovasse uma lei que — no mínimo — nos permitisse saber quem mora na casa, se ela tem crianças, deficientes ou idosos, para que nós pudessemos colocar essas pessoas em contato com os serviços sociais do condado. Esse esforço foi completamente dinamitado pelos lobistas dos banqueiros.



Até que os banqueiros voltem atrás e ajam de modo correto, eu não vou continuar a colocar pessoas em risco, deixando os contribuintes à mercê de perigos.



Tom Dart, xerife do Condado de Cook, 9 de outubro de 2008''.


 


O condado de County, no estado de Illinois, é o segundo mais povoado dos Estados Unidos, vindo logo em seguida ao condado de Los Angeles. De acordo com estimativas do Escritório do Censo americano de 2007, o condado possui 5.285.107 moradores, tendo mais população que 29 estados americanos e lar de 43,3% dos cidadãos que residem no Estado de Illinois. O condado, nos EUA, é uma subdivisão administrativa dentro do estado, compreendendo vários municípios.



Dentro do condado existem mais de 130 municípios, dos quais o mais famoso é Chicago, que possui mais de 54% da população do condado. Geograficamente, é o quinto maior em território do estado, limitado a oeste pelo Lago Michigan.



Fonte: People's Weekly World