Datafolha: Gabeira e Paes estão em empate técnico no Rio

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S. Paulo” desta quinta-feira (9) sobre a disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro aponta Fernando Gabeira (PV) com 43% das intenções de voto contra 41% de Eduardo Paes (PMDB).

Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Segundo o levantamento, 7% dos eleitores ouvidos declararam que pretendem votar em branco ou anular o voto, e 9% não souberam responder.



No que se refere aos votos válidos, isto é, excluindo-se os brancos e nulos, Gabeira tem 51% e Paes, 49%. No primeiro turno, Paes teve 31,98% dos votos válidos, contra 25,61% de Gabeira.



O Datafolha ouviu 1.304 eleitores na cidade do Rio de Janeiro entre terça (7) e na quarta (8). O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o número RPE 45/2008.



PT apoiará Eduardo Paes



Ontem (8), o diretório municipal do PT no Rio decidiu oficializar seu apoio ao candidato Eduardo Paes. A decisão, no entanto, não garante que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai estar no palanque com Paes, segundo informou a secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva.



“Não é um trato se o presidente vai ou não subir no palanque. É se o PT vai ou não apoiar o Eduardo Paes. Isso é a decisão do Partido dos Trabalhadores. Quanto ao presidente estar num palanque ou outro não é uma decisão do PT. O PT não pode decidir que o presidente da República, por ser do PT, vai subir no palanque A, B ou C. Ele é presidente do Brasil. Ele não é presidente do partido. Cabe ao presidente da República, como uma figura pública e partidária, saber que linha ele vai tomar”, disse a secretária.



Benedita justificou a escolha por Paes, apesar das pesadas críticas que o candidato já fez ao presidente Lula. “Tanto um quanto o outro [Paes e seu adversário Fernando Gabeira, do PV] já dispararam as suas metralhadoras [contra Lula], mas existe uma conjuntura política que permite que nós tenhamos com o PMDB uma política de alianças”, disse ela.



O ex-deputado Vladimir Palmeira declarou que seria “um escândalo” o PT apoiar Gabeira. “O caminho do Eduardo Paes é de aproximação com Lula e o PT. O do Gabeira é justamente o inverso”.



O candidato derrotado a prefeito pelo PT, Alessandro Molon, não compareceu ao encontro. Paes afirmou que terá uma reunião com ele ainda nesta semana.



Da redação,
com agências