Globo maquia índices para esconder baixa audiência de novela
Em anúncio publicado na quarta-feira (8), a TV Globo deu mais audiência à novela das oito A Favorita, atribuindo a ela resultados dos últimos meses de Duas Caras, sua antecessora. A informação foi dada pelo jornalista Daniel Castro, da c
Publicado 09/10/2008 20:28
O anúncio tinha como título: “A Favorita: 66% de telespectadores, 100% de liderança’”. Uma observação, no canto da página, revelava que os dados eram do PNT (Painel Nacional de Televisão) e do segundo trimestre.
Só que A Favorita estreou em 2 de junho. Naquele mês, no país todo, teve 37 pontos de audiência (cada um ponto equivale a 1% dos domicílios) e 57% de share (participação no total de televisores ligados, que foi de 65% no horário em junho). A Globo, no anúncio, se refere apenas ao share.
Em seus dois últimos meses, Duas Caras teve 46 pontos e 70% de share. A média desse desempenho com o do primeiro mês de A Favorita dá 66%. Na média acumulada até o dia 4, A Favorita tinha 60%.
Segundo a Globo, “os números publicados serão sempre referentes à faixa horária do período retratado no PNT e associados ao programa que está no ar. Como esta é uma campanha de cunho comercial, os anunciantes que compraram a faixa horária da novela 3 [Duas Caras e A Favorita] neste período [2º trimestre] efetivamente obtiveram uma média de 66%”.