Mantega convoca reunião do G20 para debater crise financeira

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, convocou nesta quinta-feira (8) uma reunião extraordinária com as nações emergentes do G20, grupo liderado pelo Brasil, para discutir a crise que assola os mercados financeiros do mundo todo.

O encontro foi marcado para o próximo sábado (11), na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington, nos Estados Unidos.



Também está prevista a participação do presidente do BC brasileiro, Henrique Meirelles, além de ministros das Finanças, e de presidentes de autoridades monetárias de outros países. A reunião de outono do FMI e do Bird prosseguirá até a próxima segunda-feira (13) na capital norte-americana.



O grupo das nações emergentes surgiu no cenário internacional durante a conferência interministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Cancun (México) em setembro de 2003.



Brasil e Índia foram os grandes articuladores do grupo, que atualmente conta com 23 membros: 12 latino-americanos (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), cinco africanos (Egito, Nigéria, África do Sul, Tanzânia e Zimbábue) e seis asiáticos (China, Filipinas, Índia, Indonésia, Paquistão e Tailândia).



Esses países representam cerca de 60% da população mundial, 70% da população rural e 26% das exportações agrícolas do planeta, de acordo com dados da própria organização



Da redação, com agências