PCdoB não apóia nenhum candidato no 2º turno em Londrina
O Partido Comunista do Brasil em Londrina decidiu por unanimidade entre os membros do Comitê Municipal não apoiar nenhum candidato no segundo turno em Londrina.
Publicado 13/10/2008 21:33 | Editado 04/03/2020 16:54
A reunião realizada no sábado (dia 11) aprovou uma resolução política, publicada abaixo. “O PCdoB apoiou outro campo político na eleição, esteve com o deputado André Vargas, e não compartilhamos dos projetos de Belinati ou Hauly”, declarou o presidente do PCdoB, José Otávio.
Conforme a resolução política, publicada na seqüência, “os comunistas lutam por um outro modelo de sociedade e vão atuar no fortalecimento dos movimentos sociais, participando das entidades da sociedade civil organizada e conselhos municipais, além de exercer o papel de fiscalizador do Executivo”. Confira resolução na íntegra abaixo.
Resolução Política da reunião do Comitê Municipal do PCdoB Londrina
1) BALANÇO 1º TURNO: eleição majoritária
– As forças do campo popular sofreram uma fragorosa derrota nas eleições na eleição do último domingo (dia 5), em Londrina. A possibilidade de um terceiro mandato consecutivo da aliança liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) foi rejeitada. Apesar de uma administração com inúmeras conquistas democráticas e programas sociais, a população foi às urnas reprovar o governo do prefeito Nedson Micheleti.
– Apresentando alta rejeição (aproximadamente 80% dos londrinenses reprovam a atual administração) e limitado no embate político com as forças de direita, Nedson não soube capitalizar os seus feitos e o novo momento vivido no país com o governo do presidente Lula. Além disso, pesou os oito anos de administração, o que causa um natural desgaste da imagem. Diante deste quadro, a coligação Pra Frente Londrina (PT-PCdoB-PR-PRTB-PHS-PTN-PTC), liderada pelo deputado federal André Vargas (PT) e o professor universitário Cezar Bueno, do PCdoB na vice, obteve o 5º lugar na disputa, com 5,36% do total de votos válidos (poucos mais de 14 mil).
– Além da candidatura da esquerda, também foram derrotados na eleição do último domingo (dia 5), os demais candidatos do campo político popular-democrático, Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e o deputado federal Homero Barbosa Neto (PDT). Atribuímos uma razão a derrota deste campo político, que é a divisão ocorrida com três candidaturas. A opção de escolha para o segundo turno, foi a da candidatura do populista Antônio Belinati (PP) e do representante da direita neoliberal Luiz Carlos Hauly (PSDB), respectivamente, com 36,38% dos votos (98.432) e 23,61% (63.981).
2) POSIÇÃO DO 2º TURNO
– A Direção Municipal do PCdoB em Londrina respeita a decisão soberana das urnas porém não partilha de nenhuma das alternativas em disputa neste segundo turno da eleição. Entendemos que apoiar qualquer um destes projetos significa uma atitude fisiologista e oportunista dos comunistas, não merecedora da história e do significado do nosso partido. Orientamos a todos os dirigentes, militantes e filiados, que não participem de organização ou atividade de campanha de qualquer um dos dois candidatos em questão.
– Os comunistas lutam por um outro modelo de sociedade e vão atuar no fortalecimento dos movimentos sociais, participando das entidades da sociedade civil organizada e conselhos municipais, além de exercer o papel de fiscalizador do Executivo. O PCdoB terá uma ação propositiva ao lado do povo para garantir que não sejam retrocedidas as conquistas da cidade nos últimos anos, como crescimento econômico com recordes na geração de emprego e construção de uma imensa rede de proteção social.
Londrina, 11 de outubro de 2008.
Comitê Municipal do PCdoB Londrina