Partido Conservador é o favorito nas eleições canadenses

Mais de 23 milhões de canadenses devem comparecer nesta terça-feira (14) às urnas, para as eleições federais neste país, nas quais o favorito é o Partido Conservador do premiê, Stephen Harper.

De acordo com uma sondagem conjunta entre o diário The Toronto Star e a empresa Angus Reid divulgada nesta segunda-feira, 34% dos entrevistados apóia o agrupamento político de Harper, superior em nove pontos ao apoio do Partido Liberal.



Na terceira posição está o Novo Partido Democrático com 19% das intenções de voto, enquanto o Partido Verde, conta com 9%.



Se estes prognósticos se confirmarem nas votações de hoje, o Canadá terá outro governo de minoria.



Nas eleições anteriores em janeiro de 2006, os conservadores atingiram 124 cadeiras das 308 da Câmara dos Comuns (parlamento) e governaram em minoria até que em setembro último, Harper convocou eleições antecipadas.



Ao começo da campanha eleitoral, o líder dos conservadores solicitou aos eleitores uma sólida maioria no legislativo, no entanto, neste domingo num comício em Quebec reconheceu que a realidade aponta para o não-cumprimento de seu propósito.



Sua lenta reação diante da crise financeira internacional, entre outros erros poderia ter lhe custado sua desejada maioria, consideram os especialistas.



Os opositores de Harper qualificam-no como um de direita que mudará o panorama político do Canadá ao estilo dos republicanos estadunidenses.



Por outra parte, analistas consideram que o atual premiê quer destruir a idéia liberal e semear valores conservadores na nação.