Globo em queda: novela 'das 6' tem pior ibope da história
Se a Globo há tempos estava insatisfeita com o ibope de novelas de época na faixa das 18 horas, a audiência de seu novo produto, Negócio da China, já lhe causa saudade. Nesta segunda-feira, uma semana após a estréia, a novela registrou no ibope p
Publicado 15/10/2008 20:57
É provavelmente a menor média de uma novela em toda a história da Rede Globo, embora a alteração da metodologia de apuração, por parte do Ibope, tenha mudado com o passar dos anos. Isso impede uma comparação precisa entre décadas, por exemplo.
Protagonizada por Fabio Assunção e Grazi Massafera, Negócio da China estreou na segunda-feira passada com 30 pontos de média. Quatro dias depois, já havia caído para 22 pontos. No sábado, caiu mais ainda (20 pontos). Como o sábado é normalmente um mau dia em qualquer horário, ficou a esperança de que a segunda-feira seria mais auspiciosa.
Ao desabar mais três pontos, a nova novela ''das seis'' perdeu no total perto de metade (43%) de sua audiência. E, segundo Ricardo Feltrin, nada indica mudança nessa tendência.
Prova disso foi o capítulo desta quarta-feira (15) de Negócio da China, que marcou um novo recorde negativo histórico para a novela: de acordo com a prévia do Ibope, a novela teve média de apenas 15 pontos.
Ainda que as novelas do horário venham sofrendo uma queda constante de audiência e que a trama esteja substituindo Ciranda de Pedra — ela própria detentora do atual recorde negativo de uma novela completa —, os números são significativos. O índice do capítulo desta quarta é inédito.
Os pontos perdidos pela Globo, no entanto, ainda não foram absorvidos pelas outras emissoras. Em segundo lugar, ficaram empatadas Record e Band, cada uma com seu telejornal local e seis pontos de média, que é o índice considerado normal para o horário.
A Favorita: na mesma
A crise de audiência da TV Globo praticamente todas as novelas e tem levado a emissora até a tentar enganar os anunciantes. Em anúncio publicado na quarta-feira (8), a TV Globo deu mais audiência à novela das oito, A Favorita, atribuindo a ela resultados dos últimos meses de Duas Caras, sua antecessora.
Segundo o jornalista Daniel Castro, da coluna “Outro Canal”, na Folha de S.Paulo, o anúncio tinha como título: ''A Favorita: 66% de telespectadores, 100% de liderança’''. Uma observação, no canto da página, revelava que os dados eram do PNT (Painel Nacional de Televisão) e do segundo trimestre.
Só que A Favorita estreou apenas em 2 de junho. Naquele mês, no país todo, teve 37 pontos de audiência (cada ponto equivale a 1% dos domicílios) e 57% de share (participação no total de televisores ligados, que foi de 65% no horário em junho). A Globo, no anúncio, se refere apenas ao share.
Em seus dois últimos meses, Duas Caras teve 46 pontos e 70% de share. A média desse desempenho com o do primeiro mês de A Favorita dá 66%. Na média acumulada até o dia 4, A Favorita tinha 60%.