McCain e Obama se enfrentam em debate decisivo

Com a crise financeira nos Estados Unidos como pano de fundo, os candidatos democrata, Barack Obama, e republicano, John McCain, se enfrentarão nesta quarta-feira (15) no terceiro e último debate entre eles, considerado por analistas como decisivo.

Meios de comunicação e especialistas concordam que McCain terá que ganhar com ampla margem o debate, que acontecerá na Universidade de Hofstra, Nova York, se quiser chegar ao Gabinete Oval no próximo janeiro.



Todas as pesquisas mostram Obama como favorito tanto em nível nacional como nos estados chave, como Pensilvânia, Michigan, Ohio e Colorado.



Segundo pesquisas de vários meios, como a rede CNN, os dois primeiros debates foram vencidos pelo senador negor, com o qual manteve sua vantagem.



Nas últimas semanas a crise financeira que atravessa o país, e que se estendeu pelo mundo, diminuiu o apoio a McCain e, portanto, favoreceu o seu rival.



As pesquisas revelam que os americanos acreditam que o candidato democrata seria o mais adequado para enfrentar a situação econômica.



Esse tema e as guerras no Iraque e Afeganistão foram os assuntos chave nos debates presidenciais.



Junto à crise, a grande impopularidade do presidente George W. Bush, em níveis históricos, é um obstáculo à imagem do senador pelo Arizona.



Apesar da crescente vantagem de Obama, McCain se recusa a dar-se por vencido, e neste domingo prometeu a seus seguidores lutar até o fim do período eleitoral, marcado para o dia 4 de novembro.