Obama vence McCain em terceiro debate

A maioria dos estadunidenses considerou o candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, ganhador no terceiro e último debate presidencial realizado com seu rival republicano, John McCain, revelaram pesquisas divulgadas nos EUA nesta quinta-feira (16

Uma consulta da emissora CNN destaca que entre aqueles que viram o embate, realizado ontem à noite na Universidade Hofstra, estado de Nova York, 58 por cento estimou que Obama saiu melhor.



Enquanto 31 por cento assinalou que o senador pelo Arizona foi mais contundente.



Aproximadamente 66 por cento dos entrevistados mostrou-se favorável a Obama, três pontos a mais que antes do debate, no entanto a popularidade de McCain caiu de 51 a 49 por cento, agrega.



Para 66 por cento o democrata fez sua mensagem chegar melhor, e 25 por cento estimou o mesmo do republicano.



Outra pesquisa da emissora CBS também deu como ganhador ao legislador afro-americano, 53 contra 22 por cento, no entanto 24 por cento considerou que o confronto ficou empatado.



Pesquisas anteriores da CNN apresentaram Obama como ganhador nos primeiros dois debates, realizados na Universidade de Mississippi e em Nashville, Tennessee.



A CNN assinalou ontem, com base nos seus estudos, que o candidato democrata conta com os votos eleitorais necessários para ganhar a presidência nas eleições de 4 de novembro próximo.



De acordo com a cadeia noticiosa, o senador por Illinois somaria ao menos 277 votos eleitorais, sete a mais que os necessários para alçar-se com o triunfo.



O sistema eleitoral norte-americano estipula que para chegar à Casa Branca um candidato precisa de 270 votos eleitorais, de um total de 538, repartidos nos 50 estados do país e da capital, ainda que obtenha menos apoio que um rival a nível nacional.



A CNN assinalou que até esta quarta-feira Obama tinha 264 votos eleitorais certos, aos quais se somaram os 13 que contribui Virginia, um feudo histórico dos republicanos.