Jornais americanos apóiam candidatura de Obama

Os jornais The Washington Post e La Opinión pedem nesta sexta-feira (17) a seus leitores que votem pelo candidato democrata Barack Obama nas eleições presidenciais do próximo 4 de novembro.

''Obama tem o potencial de se transformar em um grande presidente'', estimou o Post em editorial, ainda que reconheceu que sua experiência política é limitada.



Ao mesmo tempo, criticou ''a decepcionante campanha'' do candidato republicano John McCain e a sua colega de chapa, a governadora do Alasca, Sarah Palin.



Também questiona sua política econômica, especialmente seus planos para aumentar ainda mais as reduções de impostos, idéia original do presidente George W. Bush.



Essa iniciativa, agrega o matutino, ''agravaria simultaneamente o destroço financeiro e a desigualdade'' no país.



Para o jornal, Obama tem habilidade para a conciliação e a construção de consensos.



Enquanto isso, o La Opinión considera que os Estados Unidos necessitam de uma visão diferente e um enfoque novo para enfrentar os problemas que arrastam por décadas.



''Para obter isso,  o senador por Illinois é o candidato mais capacitado'', indica o jornal californiano.



''Os antecedentes do senador democrata de Illinois, suas propostas de governo e sua conduta, dão depoimento de que tem o caráter para dirigir as rédeas da nação'', comenta.



Segundo o diário, a oferta política de Obama é realista porque reconhece que não há soluções mágicas, senão que requerem do compromisso e esforço de todos.



A publicação especializada ''Editor & Publisher'' revela que até a data 30 jornais estadunidenses apóiam Obama, enquanto 11 respaldam McCain.