ONU: Japão derrota Irã em escolha para Conselho de Segurança

A Assembléia Geral das Nações Unidas elegeu nesta sexta-feira (17) cinco novos membros não permanentes do conselho de Segurança para o biênio 2009-2010.

Japão, México, Uganda, Turquia e Áustria venceram o escrutínio e vão juntar-se assim a outros 5 membros não permanentes que deixam os respectivos lugares no próximo anos. São eles Burkina Faso, Costa Rica, Croácia, Líbia e Vietnã.



Nesta escolha estava em cima da mesa a candidatura do Irã, alvo de pressões ocidentais contra seu programa de energia nuclear. O Japão, país que paga a segunda maior contribuição para o organismo, venceu a única vaga asiática com 158 votos contra 32.



Nas duas vagas européias, a Áustria e a Turquia foram as escolhidas. Portugal, escolhido uma vez, em 1997, pondera apresentar uma candidatura para o biênio de 2011/2012.



A vaga da América Latina e do Caribe foi ocupada pelo México. Único candidato da região, o México recebeu 185 dos 192 votos de membros da entidade e iniciará um mandato de dois anos em 1º de janeiro de 2009, substituindo o Panamá.



Esta é a quarta vez que o país é eleito membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU. Os outros mandatos datam de 1946, 1980 e 2002.



Na votação houve ainda seis abstenções e um voto a favor do Brasil, ainda que o país não tenha se candidatado. O Brasil pleitea uma reforma no Conselho de Segurança, com o objetivo de ampliar o número de membros permanentes e poder ocupar uma das novas vagas que seriam criadas.



Em 50 anos de história da ONU, 140 países nunca ocuparam assento no Conselho de segurança.