Japão renova seu apoio naval aos EUA

A Câmara dos Deputados do parlamento japonês autorizou nesta terça-feira (21) que seus navios continuem participando no reabastecimento no oceano Índico dos barcos dos Estados Unidos e outros países que participam na ocupação do Afeganistão.

O projeto de lei apresentado pelo governo autoriza a força Naval de Autodefesa a permanecer durante mais um ano nessa zona cumprindo com essas tarefas militares de apoio.



A câmara dos deputados é controlada pelo Partido Liberal Democrata (PLD) do premiê, Taso Aso, mas o Senado, onde a oposição é maioria, provavelmente recusará a medida.



De qualquer maneira, os deputados do governo têm a possibilidade de forçar a aprovação do projeto em uma segunda votação, pois os deputados têm precedência com respeito ao Senado quando existe falta de acordo.



A participação do Japão neste tipo de tarefa, bem longe de sua costa, continua sendo um tema complicado no arquipélago japonês, onde está vigente uma Constituição pacifista desde o fim da Segunda Guerra Mundial.



A atual missão nas águas ao sul da Ásia deve terminar em 15 de janeiro de 2009, mas o projeto de lei estenderá sua presença por outros 12 meses.