Leonardo Quintão recebe apoio de líderes estudantis em BH

Na tarde desta quarta-feira (20/10) o candidato Leonardo Quintão recebeu o apoio lideranças estudantis à sua campanha. O evento aconteceu no tradicional Teatro da Cidade, do diretor Pedro Paulo Cava. A  deputada federal Jô Moraes e o estadual Carlin

Os estudantes entregaram ao candidato documento lido pela presidente da União Nacional dos Estudantes, Lúcia Stumpf, e pelo presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Ismael Cardoso, em que reivindicam a implementação do Passe Escolar nos transportes coletivos e a adoção de diversas medidas para a estruturação de uma política educacional. Também presentes os representantes da União Colegial de Minas (Flávio Panetone) e da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes).


 


Em nota entregue ontem, Quintão informa que pretende subsidiar o meio-passe para estudantes com a criação de um fundo específico, segundo prevê o artigo 71 da Lei 4.320/64, e fazer um aporte já, em 2009, de R$ 50 milhões. Este fundo, segundo a proposta, tem como finalidade garantir o equilíbrio econômico-financeiro aos concessionários do transporte coletivo, trabalhando em harmonia com a Câmara de Compensação Tarifária. O candidato diz que a fonte dos recursos será buscada no aumento de arrecadação.


 


Professores


 


Antes de encontrar os alunos, Quintão se encontrou com professores na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de BH (Sindred), também acompanhado por Jô Moraes.


 


Quintão recebeu manifesto de professores com pontos que consideram fundamentais para construção de uma política pública que melhore a qualidade da educação. Entre eles, uma política salarial que garanta a recomposição do poder de compra dos salários e garanta o direito dos aposentados com pagamento integral dos salários no último dia útil do mês e a unificação de carreira docente com tratamento isonômico para educadoras infantis e os professores.


 


A gestão democrática do sistema municipal de educação deve incluir, segundo o documento, a convocação de uma Conferência Municipal de Educação, o direito das educadoras infantis de concorrerem a cargos de direção das escolas, entre outras questões.


 


Alencar grava


 


O vice-presidente José Alencar (PRB) vai gravar depoimento para a televisão no programa eleitoral do candidato a prefeito Leonardo Quintão (PMDB). «Ele é um conselheiro político, é um amigo. Ele já declarou que vai votar comigo e vai nos ajudar nesta reta final de eleição», contou Quintão.


 


Nos últimos dias, o programa do peemedebista foi palco também para a  deputada Jô Moraes, que apareceu ao seu lado. Jô, que teve 9% dos votos no primeiro turno, justificou seu apoio a Quintão, dizendo que tem lado e é o do presidente Lula e os dois, que são deputados federais, sabem os posicionamentos dos partidos de oposição ao governo Lula têm em Brasília. Ela cita todos aqueles que estão do lado de Lula, como José Alencar e os petistas coerentes e fala dos compromissos de Quintão com governo de coalizão e democrático.