Dia de detetive na 6ª Bienal de Cultura e Ciência da UNE

O grupo germano-argentino-brasileiro BiNeural-MonoKultur, que trabalha na procura de novas formas cênicas com o objetivo os de experimentar em espaços não convencionais, tem presença garantida na mostra latino-americana de artes cênicas 6ª Bienal de Cultu

Por dia, milhares de pedestres transitam pelas ruas da sua própria cidade cegos por suas otidianidades. Edifícios emblemáticos, marcas históricas, intervenções gráficas e até mesmo, outros moradores que compartem com eles o mesmo espaço urbano são ignorados pelos passos apressados.


 


Voltar a atenção a detalhes ao nosso redor, valorizando a cidade não como continente de vidas atarefadas e sim como espaço em si, com signos e particularidades que revelam e inspiram, que denunciam e transgridem, que ensinam e desmentem são missões do BiNeural-MonoKultur.


 


Eles defenem que é preciso romper com o olhar obvio, com o trajeto habitual, com o pensamento cansado do dia-dia, para repensar a cidade e apreciar seu patrimônio tangível e intangível.


 


Arte detetive


 


O Audiotour, um dos principais trabalho do grupo germano-argentino-brasileiro BiNeural-MonoKultur, consiste em uma experiência auditiva pessoal na qual se toma a cidade como cenário para um trajeto ficcional.


 


O público é convocado em um ponto de partida onde recebe fones de ouvido e um reprodutor de MP3 (ou um discman) com indicações para realizar uma caminhada pelas ruas, praças e edifícios públicos da redondeza. A experiência é individual, cada espectador realiza o Audiotour sozinho em aproximadamente 60 minutos interruptos.


 


A obra de audioficção gravada o conduz pelas ruas da cidade, gerando uma crescente interação entre ele e o espaço urbano por onde passa. Detalhes na paisagem, construções históricas ou até os próprios pedestres, antes ignorados, inspiram a estrutura da ficção que se desenvolve com o caminhar do ''audioturista''.


 


Os direcionamentos do percurso (vire a direita, suba a escada, detenha-se em frente de tal estátua) são dados em meio a uma estrutura ficcional que envolve o espectador como protagonista, adotando cada pormenor do entorno como argumento para o desenvolvimento da narrativa.


 


O espectador parte do ''ponto zero'' sem saber por que caminho a história lhe irá guiar. Suspense, perseguição, humor e outros gêneros mesclados em uma rede de tramas que o levará por caminhos inusitados.


 


O formato Audiotour Ficcional põe o público em um lugar distinto: de espectador passivo passa a ter papel fundamental neste terreno limítrofe entre a intervenção, o documentário e a ficção. Uma experiência auditiva que envolve todos os sentidos e propõe uma maneira inédita de percorrer as ruas da cidade. O grupo BiNeural-MonoKultur já participou do Festival de teatro de São José do Rio Preto e da Mostra de Artes Sesc São Paulo. 


 


Fonte: http://cucacenicas.blogspot.com/