Iraquianos protestam contra ocupação
Centenas de milhares de iraquianos foram às ruas das principais cidades do país no dia 18 de outubro para protestar contra a ocupação americana, informaram fontes da resistência do país às agências ocidentais de notícias.
Publicado 23/10/2008 18:28
Centenas de milhares de manifestantes lotaram as ruas de Bagdá em protesto contra o “Pacto de Segurança” assinado pelo governo instalado pelos ocupantes e pelo governo dos Estados Unidos.
O tratado permitirá a permanência dos 150 mil militares americanos para além de 2008.
O movimento xiita liderado pelo religioso Moqtada al-Sadr convocou o protesto, que incluiu também o movimento sunita de Faluja e várias organizações cristãs do país.
Os principais slogans eram “Ocupantes fora daqui” e “Não, não, não América (Estados Unidos)”. Embora tenham desavenças entre si, os iraquianos detestam a ocupação americana, que já produziu mais de 1,2 milhão de mortos e exigem do parlamento a rejeição imediata do pacto.