Ministério do Esporte realiza 1º Jogos dos Idosos
Os atletas da terceira idade agora terão mais uma motivação para continuar praticando atividades físicas. A Secretaria Nacional de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte realizará a 1ª edição dos Jogos Brasileiros dos Idosos, por meio do Programa Vid
Publicado 24/10/2008 21:27
A cidade de Natal (RN) será a primeira sede dos jogos, que serão realizados em maio de 2009. A governadora Wilma Faria afirmou que receber a competição é muito importante para o estado. “Nós já havíamos demonstrado o interesse de forma oficial ao ministro do Esporte. Com essa visita recebemos a confirmação num claro sinal de reconhecimento da atenção que nossa gestão dá aos idosos”, disse Wilma de Faria.
De acordo com a secretária Rejane Penna, as competições têm o objetivo de motivar os idosos a praticarem esporte. “Os jogos não visam ao esporte de alto rendimento, mas têm o objetivo de incentivar valores como integração, sociabilização e qualidade de vida na terceira idade. Além disso, um campeonato de dimensões nacionais vai estimular idosos do país todo a começarem a praticar exercícios físicos”, disse.
O projeto para realização dos jogos está orçado em R$ 4 milhões e o próximo passo será a busca de parceiros para a viabilização do evento, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. “Os objetivos da lei são justamente fomentar o apoio ao esporte de participação e de inclusão social”, explicou Rejane Penna.
Na reunião, a secretária Rejane Penna ainda entregou à governadora do RN o livro “Legado de Megaeventos Esportivos”, uma produção técnico-científica sobre o tema que foi discutida e consolidada no Seminário Acadêmico realizado em maio deste ano, no Rio de Janeiro. A oprodução conta com parceria Ministério do Esporte, do Conselho Federal de Educação Física (Confef) e Universidade Gama Filho. “Essas informações serão valiosas para nós, já que estamos na luta para ser uma das sedes da Copa de 2014”, destacou a governadora.
Vida Saudável
O programa Vida Saudável contempla a população da terceira idade com práticas corporais, esportivas e de lazer, criando espaços e momentos de convivência social, para melhorar a qualidade de vida dos participantes. Estão incluídos também pessoas com idade a partir dos 45 anos uma vez que essa faixa etária possui alto índice de sedentarismo. Em todo o Brasil, são 161 núcleos por meio de 52 parcerias, que atendem 379.144 idosos.