Deputados rejeitam destaque ao projeto do Fundo Soberano
Por 223 votos a 83 e quatro abstenções, os deputados rejeitaram o destaque do PSDB ao projeto de lei que cria o Fundo Soberano do Brasil (FSB). A investida tucana foi contra o substitutivo do deputado Pedro Eugênio (PT-PE) que aloca recursos no fundo
Publicado 04/11/2008 18:47
O FSB é considerado um importante instrumento para mininizar os efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira. O crédito será usado para incrementar a exportação.
Antes, os deputados já haviam rejeitado emenda proposta por Roberto Magalhães (DEM-PE) que permitia ao governo o uso somente de ações preferenciais sem direito ao voto de empresas estatais da União na incorporação de recursos no fundo.
O texto do Projeto de Lei 3674/08, aprovado semana passada, prevê o uso de qualquer tipo de ação, desde que a União mantenha o controle acionário da empresa.
Pedro Eugênio explicou que debateu com especialistas da Casa e do governo sobre o assunto e mantém a opinião contrária à emenda. “No texto já existe a salvaguarda que exige do governo a manutenção do controle acionário da empresa e a maior parte das ações em poder da União são ordinárias (com direito a voto), o que prejudicaria o fundo”, afirmou.
De Brasília com Agência Câmara