Índice industrial dos EUA recua para menor nível em 26 anos
O nível de atividade da indústria de transformação dos Estados Unidos diminuiu em outubro a seu ritmo mais acelerado dos últimos 26 anos, uma vez que a crise do crédito se aprofundou e as empresas reduziram os pedidos encaminhados ao setor.
Publicado 04/11/2008 10:46
O índice industrial do Instituto de Administração do Abastecimento (ISM, pelas iniciais em inglês) caiu para 38,9 pontos, o nível mais baixo desde setembro de 1982. O relatório eleva o risco de que a atual queda vertical do nível de atividade econômica será mais profunda do que nas últimas duas recessões, de 2001 e de 1991, uma vez que o estancamento do crédito e o enfraquecimento das vendas obrigam as empresas a apertarem o cinto. A série de más notícias concentrou a atenção dos eleitores dos EUA na economia, em antecipação às eleições desta terça-feira (4)..
O índice do nível de emprego decaiu de 41,8 pontos em setembro para 34,6 pontos em outubro. A economia dos EUA fechou mais de 750.000 postos de trabalho até esta altura do ano.
Os pedidos do exterior diminuíram, com a perda de impulso das economias internacionais. O índice de exportações do ISM caiu para 41 pontos em outubro, seu menor total desde o início da série histórica desse componente, em 1988.
Fonte: Agência Bloomberg