Sem categoria

China não cede a pressões de representantes do dalai lama

A China anunciou o fracasso das recentes discussões com os representantes do dalai lama e acrescentou que nunca fará concessões sobre o estatuto da região.

“Nossos contatos e discussões não permitiram avanços sobre esta questão e os representantes do líder espiritual dos tibetanos deverão assumir a total responsabilidade”, declarou Zhu Weiqun, representante do Partido Comunista da China (PCCh).


 


“Nós temos ressaltado que (…) a unificação da pátria, sua integridade territorial e a dignidade nacional são os principais interesses do povo chinês”. “Nunca faremos concessões”, completou.


 


Dois emissários do dalai lama participaram na semana passada na China em um novo ciclo de negociações sobre o estatuto do Tibete, as primeiras reuniões desde as celebradas em julho.


 


Entre as mudanças exigidas pelo governo da China estão o abandono por parte do dalai lama das “opiniões e ações separatistas, além de um esforço para entender as autoridades centrais e o povo chinês com o objetivo de solucionar o problema relacionado a suas próprias esperanças”, nas palavras do vice-ministro.