Sem categoria

Site divulga Encontro Internacional de 73 PCs, em São Paulo

O site do PCdoB (http://www.pcdob.org.br) colocou na internet uma página especial dedicada ao 10º Encontro Internacional dos Partidos Comunistas e Operários, que acontecerá em São Paulo, de 21 a 23 de novembro. Entre outras informações, a página informa quais os partidos que já confirmaram o envio de delegações ao encontro.

A lista dos confirmados inclui organizações e partidos de 59 países e todos os continentes. Entre eles estão os Partidos Comunistas da China, de Cuba e do Vietnã, o Partido do Trabalho da Coréia e o Partido Popular Revolucionário do Laos, que se encontram no poder e conduzem experiências de construção do socialismo em seus países.

Além da lista, a página contém notícias, depoimentos de dirigentes comunistas com suas expectativas sobre a reunião, o histórico das edições anteriores do evento e a programação do 10º Encontro.

A página informa que a participação no Encontro, por razões metodológicas, organizativas e de espaço, será restrita aos convidados. Porém haverá participação aberta ao público no dia 22, um sábado, quando as delegações presentes promoverão um ato político em solidariedade à América Latina.

O tema em debate no 10º Encontro será “Novos fenômenos no quadro internacional. Contradições e problemas nacionais, sociais, ambientais e interimperialistas em agravamento. A luta pela paz, a democracia, a soberania, o progresso e o socialismo e a unidade de ação dos Partidos Comunistas e Operários”.

Após o debate e o intercâmbio de opiniões, os partidos participantes devem divulgar um comunicado sobre a situação internacional. Estão previstos igualmente um pronunciamento sobre a crise que se abate sobre o sistema capitalista e outro em solidariedade às lutas em ascensão na América Latina.

A prática de reunir periodicamente os PCs do mundo foi retomada, depois da queda do Muro de Berlim, por iniciativa do Partido Comunista da Grécia (KKE). A partir de 2006, o Encontro Internacional, antes tendo Atenas como sede, passou a ser itinerante, já tendo sido realizado em Lisboa (2006) e Minsk, Belarus (2007).

O Encontro deste ano será o primeiro a se realizar fora da Europa, tendo o PCdoB como ''hospedeiro''. A escolha expressa o interesse e o apreço do movimento comunista internacional pelos êxitos da luta democrática e antiimperialista dos povos da América Latina ao longo da última década.