Campus Party destaca o internauta brasileiro
O Brasil reconfirmou seu status de 'País da internet' com o encerramento da Campus Party, reunião anual de consumidores e produtores de tecnologia e do mundo virtual sediada até este domingo em São Paulo. Desde o dia 19 de janeiro, o Centro de Exposições
Publicado 26/01/2009 16:07
Na segunda edição brasileira do evento, a arena de programações ofereceu 700 atividades divididas entre palestras, oficinas, conferências, debates e exposições de equipamentos e tecnologias.
Segundo Marcelo Branco, diretor-geral da Campus Party Brasil, o evento destacou o potencial do Brasil na internet. “Nós formamos uma Espanha inteira conectada. Somos mais de 40 milhões de brasileiros navegando na internet, e não apenas para consumir informação e tecnologia, mas também estamos entre os maiores produtores de conteúdo e ferramentas virtuais”, reforçou.
Para poder mostrar todas as novidades da Campus Party Brasil e também dar condições para interatividade com as inovações trazidas pelos participantes, a organização do evento dobrou para 10 gigabytes por segundo a velocidade de contectividade à internet, a maior banda já disponibilizada.
“A intenção era dar a melhor estrutura possível para o compartilhamento de informações entre os visitantes, pois esta é uma das razões de a Campus Party acontecer, a interação”, ressaltou Branco, citando uma das iniciativas de maior destaque desta edição.
A presença das principais redes sociais e comunidades de internet é outro ponto forte destacado por Branco. “A participação cada vez maior de grupos de discussão e produção de conteúdo na rede virtual, como empresários de lan houses e promotores de meta-reciclagem, que discutem ações sobre solucionar o lixo eletrônico, também deixa evidente o comprometimento do internauta brasileiro”, frisou o diretor-geral do evento.
Ainda sem data definida, mas confirmada para 2010, a terceira edição da Campus Party no Brasil deverá trazer mudanças na área de sonorização, acústica e credenciamento, pontos que Branco pretende melhorar. “Como o evento cresceu muito de um ano para outro – com maior volume de palestras, algumas simultâneas, e um público muito maior – na próxima reunião teremos de rever esses pontos, além de sempre aprimorar o atendimento às novas tecnologias que surgirão”, aponta.
“A Campus Party indica qual será a tendência futura dos usuários da internet. O brasileiro é muito interativo, mas também constrói e desenvolve tecnologias na rede brasileira. Por uma semana, criamos aqui um espaço de inteligência e mostramos que a internet veio buscar conteúdo na Campus Party Brasil, e não apenas a Campus Party Brasil veio buscar isso na internet”, conclui.
Redação Terra