Jandira anuncia obras em lonas culturais condenadas pela Defesa Civil
Quatro das dez lonas culturais mantidas pela prefeitura do Rio serão interditadas. A secretária de Cultura Jandira Feghali anunciou que serão feitas obras e investidos R$ 200 mil em cada uma das quatro lonas fechadas no dia 26.
Publicado 26/01/2009 20:39 | Editado 04/03/2020 17:05
A decisão é uma orientação da Defesa Civil, que inspecionou todas as lonas e recomendou que o fechamento da Lona Carlos Zéfiro, em Anchieta; a Lona Gilberto Gil, em Realengo; a Lona Herbert Vianna, no Complexo da Maré; e a Lona Terra, em Guadalupe.
Em Anchieta, os técnicos recomendaram o fechamento da Lona Carlos Zéfiro porque a arquibancada corre risco de desabamento. “Além da arquibancada deteriorada, há o risco de incêndio. A fiação, que fica na parte de fora da lona, pode sofrer um curto-circuito e acabar incendiando a lona, que está rasgada. Vamos investir R$ 200 mil em obras aqui e nas outras três lonas. Em quatro meses elas serão reabertas”, anunciou Jandira.
Segundo o administrador da Lona de Anchieta, Salci Fernandes, desde a inauguração, há 10 anos, a prefeitura jamais fez a manutenção da estrutura.
Na avaliação do coordenador da Defesa Civil municipal, coronel Sérgio Simões, a lona em pior estado de conservação é a da favela da Maré. “Lá toda a estrutura de ferro está comprometida”, alertou o coronel.
Os shows previstos devem ser remarcados em outras lonas, mas ainda não se sabe o local. A prefeitura ficou de checar a programação nas outras seis lonas da cidade e avisar aos moradores. As atividades culturais para a comunidade, como aulas de dança para crianças, continuarão.
A Prefeitura deve abrir a licitação das obras em fevereiro e, em quatro meses, entregar as lonas de volta ao público.
Ao mesmo tempo, a rede de lonas será expandida. Na Pavuna, uma nova lona será construída, com o nome Jovelina Pérola Negra, a sambista que morou no bairro.
O projeto de lonas culturais, que foi implantado em 1993, foi premiado pela União Européia, recebeu chancela da Unesco e conquistou o Prêmio Mercocidades.