Por falta de cópias, cubanos não podem ver filme sobre Che
O Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica de Cuba (Icaic) afirmou nesta segunda-feira que as duas partes de Che — filme do cineasta americano Steven Soderbergh — não foram exibidas no país porque as cópias da fita não tinham sido rec
Publicado 26/01/2009 21:52
Os filmes de Soderbergh foram apresentados em duas ocasiões, em dezembro, dentro do Festival de Cinema Internacional de Havana, com a presença do protagonista, o ator porto-riquenho Benicio del Toro, que encarnou o guerrilheiro cubano-argentino Ernesto Che Guevara.
Benicio del Toro qualificou de “sensacional” a resposta que Che recebeu, após o filme ter sido bastante aplaudido na apresentação na capital cubana, onde os longas-metragens tinham gerado uma grande expectativa. No entanto, só os participantes do Festival e um público restrito puderam ver os filmes.
Mais tarde, um representante dos produtores disse em entrevista coletiva no evento que 20 cópias do longa-metragem seriam doadas para ser exibidas na ilha. “Esperamos que isso se cumpra. Teve boa acolhida nas apresentações especiais”, afirmou a fonte, que confirmou que esperam poder exibir os filmes em março, dentro do programa de atividades pelo 50º aniversário do Icaic.
O longa de Soderbergh, apresentado em Cannes no ano passado — onde Del Toro obteve o prêmio de melhor ator —, já estreou no Reino Unido, na Espanha, na França e na Argentina. Os filmes chegaram também aos Estados Unidos, mas de forma limitada.