Ator Matt Damon critica Bush e o 'imperialista' James Bond
O ator americano Matt Damon — que estrelou a trilogia Bourne — criticou o personagem James Bond, da série 007. Em entrevista ao jornal Miami Herald, Damon disse que nunca seria possível fazer um filme de Bond como um filme de Bo
Publicado 27/01/2009 18:52
“Bond é um imperialista, anti-social e misógino, que sai por aí conquistando mulheres, virando martinis e matando pessoas. Ele é repulsivo”, atacou o ator, que também atuou em dois outros filmes de espionagem — O Bom Pastor (2006) e Syriana — A Indústria do Petróleo (2005).
Matt Damon fez ainda duras críticas à política externa dos Estados Unidos na chamada Guerra ao Terror, do ex-presidente George W. Bush. Ele chamou de “idiota” o analista político conservador William Kristol, que havia escrito que os americanos deveriam ser gratos a Bush por ele ter vencido a Guerra do Iraque. Citando o ex-agente da CIA Milt Beardon, criticou os métodos de investigação.
“A melhor frase que ouvi sobre tortura veio de Milt Beardon. Ele disse: ‘Se um cara sabe onde uma bomba escondida que vai explodir em um Marriott, me coloque em uma sala com ele e eu vou descobrir. Mas não documente isso. Apenas me deixe quebrar a lei'.”, citou o ator.
Damon foi uma das estrelas de Hollywood que apoiou publicamente a campanha de Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos. Disse, no entanto, que não foi à festa da posse porque lhe ofereceram ingressos de arquibancada por US$ 25 mil (R$ 57 mil) cada.
Da Redação, com informações da Folha Online