Sem categoria

Brasil oferece 150 mil vagas de estágio

A Associação Brasileira de Estágios (Abres) estima que 150 mil vagas de estágio estão abertas em todo o País: 105 mil são para o nível superior e 45 mil para o ensino médio. Só o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios deve oferecer até março 10 mil vagas

O Brasil tem 900 mil estagiários (250 mil de ensino médio e 650 mil do nível superior). ''Tivemos uma queda de 200 mil postos em relação a setembro devido à lei de estágios (11.788/2008) e a crise financeira mundial'', informa Seme Arone Junior, presidente da Abres. Esse quadro mudou após a publicação da Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio, preparada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em 24 de dezembro de 2008. ''Muitas dúvidas foram esclarecidas, por isso, as empresas perceberam a segurança jurídica da nova lei e retomaram as contratações'', ressalta Seme.


 


Dos 4,6 milhões de matriculados no ensino superior no País somente 13,9% fazem estágio. No nível médio e médio técnico, a concorrência é maior: 8,3 milhões de alunos, apenas 3,02% conseguiram uma vaga. A gerente de treinamento do Cedep – Centro de Desenvolvimento Profissional, Carmen Alonso, dá algumas dicas para conquistar as melhores chances. ''Os estudantes precisam enfrentar a competitividade e investir no seu potencial. Cursos extracurriculares, bom português, conhecimentos gerais e em outros idiomas são um diferencial na seleção'', afirma.


 


O Nube cadastra gratuitamente os interessados. Há dez anos no mercado, com sede em São Paulo, o Nube é um agente de integração responsável pelo processo de estágio desde o cadastramento do estudante até a sua efetivação pela empresa. Possui 4 mil empresas clientes, 8 mil instituições de ensino conveniadas em todo o País e já colocou mais de 100 mil estagiários no mercado de trabalho. Tem 1,3 milhão de estudantes cadastrados.
 
 
 
Fonte: DiárioNet