Sem categoria

Consulta parcial de fichas do Dops pode ser feita pela internet

Está no ar desde sábado um site que permite a consulta parcial das pessoas fichadas pelo Dops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo) no período de 1924 a 1983. O trabalho foi feito conjuntamente por pesquisadores da U

De acordo com os organizadores do trabalho, o site permite a consulta de cerca de 3.000 prontuários do Deops. Antes disso, a localização do prontuário era feita nas fichas microfilmadas.


''Agora, basta digitar o nome de uma pessoa ou de uma instituição para ter acesso à ficha policial e ao número do prontuário'', diz Luciana Cammarota, uma das pesquisadoras envolvidas no projeto.


Memorial


No sábado, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), inaugurou o Memorial da Resistência, na Estação Pinacoteca. Fica no mesmo local que abrigou o Dops, palco de um dos piores momentos da história do país. Era lá que os presos políticos eram levados para serem interrogados –e acabavam sendo torturados.


O secretário estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, lembrou das torturas e arbitrariedades ocorridas no local. ''Creio que esse memorial é uma forma de reparação. Serve para lembrar as novas gerações de que a democracia no Brasil custou o sangue, custou luta'', disse Marrey.


 


Clique aqui e acesse o banco de dados do DOPS


 


da Folha on line