Sem categoria

Depois da Embraer, a incerteza

Entre os mais de 4.200 funcionários que a Embraer demitiu na semana passada, o equivalente a 20% de sua força de trabalho, muitos exerciam funções que só existem em uma fábrica de aviões. Isso significa que não serão poucos os que terão não apenas de proc

Em duas áreas da produção (de material composto e o chamado shoot peeling, típicas de uma indústria que produz aeronaves), não existem funções iguais ou semelhantes em qualquer outro setor industrial brasileiro. Além dessas duas áreas, há também muitos trabalhadores especializados nas áreas de montagem.


 


Na seção de material composto, que tem cerca de mil funcionários, são produzidos em fibra de carbono as peças e o material que vai dentro do avião, muito resistente e leve. No shoot peeling são trabalhadas as peças usinadas, que passam por altas temperaturas e são moldadas.


 


 


Um funcionário da empresa que escapou da lista dos demitidos da semana passada acredita que, dos aproximadamente 7 mil empregados da linha produtiva, pelo menos 20% (1.400) têm funções que só existem na Embraer, ou em uma fábrica de aviões. E, desses 1.400 especialistas, quase 30% foram demitidos na última quinta-feira.


 


Em uma avaliação reservada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou que a demissão em massa na Embraer escreve o pior capítulo dos efeitos da crise financeira internacional no Brasil. Isso porque, para o presidente, o episódio cristalizou, de um lado, que a turbulência já contaminou a economia real; de outro, aponta o desemprego como principal ônus da crise no mercado doméstico.


 


O fechamento de quase 800 mil postos de trabalho nos últimos três meses também reforçou essa imagem: a de que vivemos “a hora do facão”, como expressou um auxiliar de Lula. O presidente reafirmou na sexta-feira estar indignado e que pretende se reunir coma direção da Embraer na semana que vem.


 


Há forte desconforto no núcleo do Palácio do Planalto com a direção das grandes empresas que anunciaram cortes de pessoal. Lula tem dito que as companhias têm sido precipitadas e vão pagar um preço alto por isso.


 


O presidente avaliou ainda que a Embraer jogou pesado ao não construir uma mediação antecipada com o governo e não tentar uma solução intermediária. Lula acha que agora está tarde para construir uma solução de curto prazo.


 


Da Redação, com informações de O Globo