Sem categoria

Incêndio na Telefônica afeta clientes da Grande SP

Um incêndio na tarde de quarta-feira (25) no prédio do centro de dados da Telefônica, em Barueri, Grande São Paulo, afetou os serviços prestados pela operadora a empresas de grande porte e a clientes de internet de banda larga.

Em nota divulgadas às 23 horas de ontem, a empresa não informou, no entanto, quantas empresas e pessoas foram prejudicadas.



O prédio, situado no condomínio Alphaville, abriga também servidores e equipamentos tecnológicos próprios da Telefônica.



O fogo começou após as 15 horas na sala de controle do ar-condicionado. O Corpo de Bombeiros foi chamado e a energia elétrica do edifício, cortada.



A partir das 18 horas, de acordo com a Telefônica, logo após a conclusão da vistoria dos bombeiros, equipes de técnicos e engenheiros começaram os trabalhos para normalizar “os serviços no menor prazo possível”.



O Corpo de Bombeiros, que foi acionado às 15h10, controlou o fogo em 30 minutos. Segundo os bombeiros, no início do incêndio havia muita fumaça e os funcionários tiveram de deixar o edifício, sem que houvesse registro de feridos.



De acordo com a empresa de telecomunicações, a energia elétrica foi cortada, o que suspendeu o acesso a servidores e gerenciamento de dados da empresa e de clientes de grande porte.



Às 19h, sites da Telefônica, do grupo Pão de Açúcar e da loja de produtos de informática Kalunga — todos armazenados no DataCenter — estavam fora do ar.



A assessoria de imprensa da Telefônica disse que clientes residenciais não foram afetados pelo incêndio, mas o serviço de atendimento ao cliente do Universo On Line (UOL), recebeu grande número de ligações de assinantes, relatando dificuldade de usar a rede Speedy.



Até 1h30 desta quinta-feira (26) o serviço de banda larga não havia voltado a funcionar. De acordo com funcionários do serviço de atendimento da Telefonica, o serviço voltou a ser prestado a partir das 3h.



Em 3 de julho do ano passado, uma pane em um roteador da Telefônica, em Sorocaba, paralisou o serviço de internet de banda larga em 407 cidades de São Paulo e suspendeu 50% dos serviços públicos online do Estado.



As informações são do jornal O Estado de S.Paulo e do Universo On Line.