Comunistas goianos se encontram em reunião ampliada do Comitê Estadual

No fim de semana último, dias 14 e 15 de março, o Comitê Estadual realizou uma reunião ampliada para debater, entre outros temas, o Projeto político partidário visando o 12º Congresso nacional, a atuação dos comunistas nos municípios goianos e as eleiç

                                                                                                                            Nos dias 14 e 15 de março de 2009, o Comitê Estadual realizou uma Reunião Ampliada para debater o Projeto político eleitoral, o 12º Congresso Nacional do PCdoB e a atuação dos comunistas no executivo e legislativo. A reunião ocorreu durante todo o dia de sábado, no Centro de Treinamento da Agência Rural em Goiânia e na manhã de domingo.


 


O encontro teve a participação de lideranças destacadas de movimentos sociais como o sindical, estudantil, trabalhadores rurais, educação, mulheres, saúde, judiciário. Além de vereadores, dirigentes, militantes e esportistas.


 


Na abertura do evento, Aldo Arantes, membro do Comitê Central fez uma exposição sobre a conjuntura nacional e o Projeto Político Eleitoral do PCdoB. Segundo ele, o partido tem que construir um bloco político em torno de um projeto alternativo mais avançado para o Brasil. “As condições mundiais e as condições do Brasil nos permitem avançar mais do que nós fomos até agora. A meta do PCdoB é ampliar e criar um movimento político em torno de um projeto alternativo para o Brasil.”


 


Aldo Arantes colocou ainda que não podemos esquecer dos responsáveis pela crise econômica mundial. “Temos que fazer a crítica ao neoliberalismo pela responsabilidade que se criou ao nível mundial e também no Brasil”.


 


Sobre o governo Lula, Aldo disse reconhecer todos os pontos positivos de seu governo, “as pesquisas de opinião mostram isso. Apoiamos o governo Lula, mas apontamos novos passos. Defendemos alterações na política para que o Brasil possa crescer, para que o povo passas ter emprego e o país possa se firmar como potência”.


 


A exposição do presidente regional do PCdoB, Luiz Carlos Orro foi sobre a situação econômica, política e eleitoral em Goiás.


 


De acordo com ele, Goiás está em oitavo ou nono lugar no BIP brasileiro. “Estamos em pleno processo de crescimento. Estamos entre os seis estados com saldo positivo de emprego em plena crise econômica. Mas claro, devemos pensar em um modelo econômico auto-sustentável”. Luiz Carlos lembrou ainda do rombo da Celg, do sucateamento das escolas públicas estaduais, da saúde, da violência cotidiana que vem crescendo no estado.


 


No cenário político, o presidente regional disse que a polarização entre Iris Rezende, de um lado e Marconi Perillo, de outro já está posta. No meio há tentativas de se cavar uma terceira via que se afaste destes dois pólos. Henrique Meirelles está mostrando também disposição de disputar o governo de Goiás em 2010.


 


Ainda segundo Luiz Carlos, em Goiás há uma dispersão muito grande dos partidos políticos que compõem a base do governo Lula. A política nacional do PCdoB é de tentar formar essa composição também nos estados. “Tentaremos uma recomposição das forças de centro-esquerda de acordo com resolução aprovada pelo Comitê Estadual no início de dezembro do ano passado.”


 


Sobre a contribuição de Goiás na meta do Projeto Eleitoral do PCdoB nacional que visa aumentar para 25 a 30 o número de deputados federais, o presidente estadual do PCdoB disse o primeiro passo é abrir o debate, “temos que verticalizar a discussão de lançarmos um candidato a federal. Temos que colocar para o conjunto da militância, dos quadros, dos simpatizantes e apoiadores, ganhar corações e mentes. Nós queremos que cada um reflita porque nós precisamos problematizar, precisamos ser ousados, mas não podemos nos aventurar”, finaliza Luiz Carlos.


 


Logo após essa exposição, os camaradas se colocaram em debate, cada qual colocando a realidade de seu município ou de sua frente de atuação.


 


Na parte da tarde, Osvaldo Napoleão do Comitê Central e o Secretário Estadual de Organização, João Guimarães, fizeram exposição sobre o fortalecimento e organização do partido no estado, com vistas a preparação para o 12º Congresso Nacional do PCdoB.


 


De acordo com Osvaldo Napoleão, os principais temas do Congresso será de conjuntura nacional. “Nós vamos discutir a realidade da crise, a realidade do Brasil nestes 6 anos de governo Lula, o que se aponta e como nós devemos nos posicionar diante do cenário. E principalmente rever e atualizar nosso programa socialista.”


 


Para o Secretário de Organização, o PCdoB de Goiás precisa ser colocado em uma nova dimensão orgânica e ideológica para propiciar uma maior atividade política. “Para isso, precisaremos desenvolver diversas tarefas de organização apresentadas no planejamento partidário 2009”.


 


De Goiânia,


 


Eliz Brandão
(62) 9923-5247


elizbrandao@gmail.com


 


Secretaria de Comunicação


PCdoB-GO