Encontro Institucional revela novo momento do PCdoB no RS

''A expressão de uma nova configuração da presença do PCdoB na área institucional''. Com esta frase, a secretária estadual de Relações Institucionais e Políticas Públicas, Tânia Ântunes, definiu o êxito do IIº Encontro de Políticas Institucionais, que

O número de presenças também superou as expectativas: mais de 100 pessoas estiveram no evento, entre secretários, coordenadores de departamentos e 16 dos 22 vereadores que o PCdoB elegeu no RS. A atividade esteve dividida em dois momentos: a primeira parte, no sábado, teve como foco a discussão sobre a os aspectos conjunturais e a linha política do partido; a segunda ficou voltada para as questões mais concretas da atuação dos executivos e dos vereadores, que fizeram debates em separado no domingo.


 



Atualização política
O secretário nacional de Políticas Institucionais,  Ronald Freitas, fez análise do cenário mundial e do Brasil, marcado pela crise financeira que iniciou nos Estados Unidos. Ele situou que uma novidade é a volta do socialismo à pauta, como uma questão que voltou a ser discutida.


 



Freitas também pontuou que a eleição de 2010 já está na ordem do dia, vide os movimentos tucanos e governistas, buscando posicionar-se na perspectiva da disputa. Segundo ele, o esforço atual – no que se refere às eleições – passa pela tentativa de garantir a vitória da continuidade e aprofundamento do projeto que está em curso com o governo Lula.


 



Desafios no RS
O presidente do PCdoB no RS, Adalberto Frasson, destacou a importância dos espaços institucionais que o partido ocupa hoje no estado para o fortalecimento da luta social – da perspectiva transformadora da sociedade. ''O encontro foi muito exitoso. Revela o novo momento que o partido vive.''



Para ele os avanços alcançados na eleição de 2008 só ampliam os desafios que o partido deve enfrentar na luta política do RS. ''Neste ano vamos colher os frutos das boas sementes que plantamos no ano passado, e preparar o partido para a eleição de 2010.



Frasson também situou a discussão que o partido já está realizando sobre o projeto eleitoral. Segundo ele, o RS estará dando consecução à prioridade nacional de ampliação da bancada comunista na Câmara Federal. Outro objetivo é o fortalecimento da presença do PCdoB no parlamento gaúcho.


 



Espaços de realização
A deputada federal, Manuela, centrou a sua participação na valorização dos espaços institucionais como ''espaços de realização'', que devem estar muito sintonizados com as necessidades do povo.


 


Manuela ainda abordou a construção partidária e a sua relação com o desempenho institucional do partido. ''São espaços que nos permitem ampliar as relações e o debate com a sociedade. Temos que ser um a espécie de 'espelho' da luta social pela melhoria da qualidade de vida e pelos avanços transformadores.''


 



No mesmo sentido destacado por Manuela, a superintendente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Jussara Cony, apresentou as diretrizes e ações realizadas pela direção da instituição: uma experiência concreta da execução de políticas em uma área que é prioritária para a população e sobre a qual o partido possui experiência acumulada.



Integração


O chefe de gabinete da deputada Manuela, André Coutinho, apresentou um resumo da pauta legislativa do ano e os temas mais relevantes. Demonstrou aos presentes como se dão os fluxos de contato entre as iniciativas municipais e as mais diversas áreas do governo federal, bem como as relações entre os mandatos de vereadores e prefeituras e o gabinete da deputada.



O deputado Raul Carrion, igualmente, falou aos vereadores sobre como se dá a relação com o mandato estadual e apresentou aspectos da dinâmica de funcionamento do parlamento. Ele foi complementado pelos vereadores Julio Martins, de Rio Grande e Juliano Roso, de Passo Fundo.


 



Troca de experiências


As atividades que se deram no domingo foram marcadas pela troca de experiências e debates sobre diversos temas específicos, para membros do executivo e vereadores. Práticas e condutas administrativas, políticas públicas como as de saúde, esporte e cultura, além de uma explanação (para os vereadores) sobre a comunicação como ferramenta estratégica da ação política, apresentada pela secretaria de comunicação do PCdoB RS.


 


Indicativos


O encontro definiu alguns indicativos para o partido emplementar no estado. Entre os principais estão: a criação do fórum de vereadores e do fórum de secretários municipais; calendário de discussões sobre temas específicos, tais como esporte, saúde, educação; criação e sistematização de um banco de projetos que possa auxiliar os parlamentares e membros de executivos; participação dos vereadores nas entidades representativas, como a Uvergs.


 


Na primeira reunião do Comitê Estadual de 2009, que será nos dias 21 e 22 de março, as propostas deverão ser apresentadas e incorporadas no plano de ação do ano.


 


 


De Porto Alegre
Clomar Porto