Sem categoria

Obama anuncia pacote para ajudar pequenas empresas

Em mais uma tentativa de estimular a economia norte-americana, Barack Obama anunciou um plano de apoio às pequenas empresas, juntamente com o secretário do Tesouro, Timothy Geithner. O plano vai permitir libertar crédito para os pequenos negócios do pa

''As pequenas empresas estão no centro da economia norte-americana'', disse Barack Obama, ressaltando que o plano posto agora em marcha é apenas ''o primeiro passo'' na ajuda aos pequenos negócios. O presidente norte-americano considera que as pequenas empresas têm um papel fundamental para restaurar o crescimento econômico, já que são um motor de criação de emprego.


 


De acordo com o Tesouro norte-americano, os pequenos negócios geraram cerca de 70 por cento dos novos empregos criados todos os anos, na última década. Entre as ações tomadas pelo governo para reanimar o crédito às pequenas empresas está a compra de 15 mil milhões de dólares (cerca de 11,6 mil milhões de euros) de valores mobiliários suportados por empréstimos.


 


Fluxo de crédito


 


A esta ajuda, que vem do fundo de recuperação do sector bancário, juntam-se garantias mais elevadas nos empréstimos e comissões mais reduzidas, o que, segundo o secretário do Tesouro, ''vai permitir alargar a concessão de crédito'' às pequenas empresas.  A ''Small Business Administration'', entidade que atualmente dá garantia ao pagamento de 85 por cento de um empréstimo até 150 mil dólares e 75 por cento de um empréstimo superior a esse valor, vai aumentar a sua garantia para 90 por cento, reduzindo o risco para os pequenos negócios.


 


Além disso, vai prescindir de até 75 mil dólares das comissões pagas por quem contrai o crédito. Ao mesmo tempo que tenta aumentar o fluxo de crédito para o sector, o governo encoraja as instituições financeiras a emprestar mais dinheiro. Nesse sentido, anunciou ontem que vai obrigar os 21 maiores bancos que estão recebendo ajuda estatal a reportar mensalmente quanto estão emprestando às pequenas empresas.


 


Com agências