Umes lança campanha do grêmio livre
Nesta segunda-feira (16), a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de Manaus realizou, no plenário da Assembléia Legislativa do Amazonas, o lançamento de mais uma de suas atividades: a Ca
Publicado 17/03/2009 16:02 | Editado 04/03/2020 16:12
O presidente da UMES, Yann Evanovick apresentou os objetivos da atividade, assim como o período em que ela será realizada. “Nossa atividade deve percorrer 40 escolas entre os dias 17 de março e 27 de abril, para conscientizar o jovem de que o grêmio estudantil é um direito assegurado por lei, que isso foi conquistado com muita luta e que, acima de tudo, deve ser exercido para que o movimento estudantil continue a dar a mesma contribuição que até hoje damos para o nosso país”, ressaltou.
Uma curiosidade histórica apresentada por Yann em seu pronunciamento é a presença marcante de uma amazonense na linha de frente dessa histórica conquista. “A Lei do Grêmio Livre foi conquistada em 1985, quando a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas era presidida por Selma Baçal, uma das poucas mulheres e a única amazonense a presidir esta gloriosa entidade”, destacou.
Diversos deputados parabenizaram a UMES pela iniciativa e enfatizaram o grande valor que será acrescentada ao exercício de cidadania de todos os jovens que devem participar da atividade. Sinésio Campos (PT), Luiz Castro (PPS) e Marco Antonio Chico Preto (PMDB) apoiaram as causas que devem ser levantadas com o advento da campanha.
Os diretores da entidade secundarista dos estudantes de Manaus acrescentaram a importância do grêmio para a efetivação da democracia dentro das escolas e a autonomia dos estudantes para se organizarem e desenvolverem atividades que venham a contribuir para a formação da juventude.
De Manaus,
Anderson Bahia