UNE e UEE – AM recebem calouros da Universidade Federal do Amazonas

Ao longo de toda a semana passada, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM) realizaram uma série de atividades para receber os calouros da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ao todo foram realizada

Com o intuito de recepcionar os recém-ingressos na universidade no clima das grandes discussões públicas vigentes em determinadas áreas do conhecimento e que devem balizar a formação de diversos profissionais nos próximos anos, foram promovidas as seguintes mesas de palestras e debates: Uma nova comunicação para um novo Brasil, A crise econômica e a alternativa progressista, 21 anos do SUS: dilemas e perspectivas, Amazônia e desenvolvimento sustentável, políticas públicas do esporte no Amazonas e, em parceria com o centro acadêmico de pedagogia, o debate sobre a polêmica do aborto.


 


 


Estudantes dos cursos de comunicação, pedagogia, Administração, Economia, Contabilidade, Enfermagem, Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal e Educação Física foram contemplados com essas atividades. Vários outros ainda estão participando do trote solidário, com a arrecadação de alimentos não perecíveis a serem doados para entidades filantrópicas. De acordo com a presidente da UEE-AM, Maria das Neves, o centro acadêmico que mais arrecadar alimentos será premiado com um computador.


 


 


Segundo Maria, a atividade cumpriu seu papel e o balanço a ser feito é positivo. “A participação nas atividades foram numerosas e bastante representativas. Além disso, mais uma vez cumprimos nosso dever de apresentar um caminho a ser trilhado pelos calouros. O caminho da participação nas lutas do movimento estudantil e na discussão dos grandes temas”, afirma. “Acima de tudo a UNE está cada vez mais presente na UFAM”, entusiasma-se.


 


 


No início de cada atividade foi ressaltado o novo momento que vive a universidade pública. Um momento de mais investimento, o momento em que a universidade se abre à sociedade com um maior número de cursos e vagas oferecidas para a juventude. E, também, as oportunidades trazidas com o Plano de Expansão e Reestruturação das Universidades (REUNI), que permitem um financiamento mais robusto para o custeio das demandas existentes nas universidades, a criação de um fundo para assistência estudantil, dentre outras coisas.


 


 


Manaus,


Anderson Bahia