Sem categoria

Banco do Sul deve ser lançado no segundo semestre

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu nesta quarta-feira que o projeto do Banco do Sul sairá do papel e a instituição financeira começará a operar já no segundo semestre do ano.

A informação foi revelada pelo chanceler durante uma entrevista concedida ao lado de seu colega argentino, Jorge Taiana. Ambos participaram da quinta reunião da Comissão Mista Permanente Argentino-Venezuelana.

Segundo Maduro, durante uma reunião ministerial realizada na segunda-feira em Caracas, da qual ele próprio participou, foram alcançados os acordos que permitirão elaborar o documento de fundação do Banco do Sul.

O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, participou do encontro, ao qual também estiveram presentes os governos de Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

O chanceler venezuelano explicou que o próximo passo será dado em maio, “quando ministros e equipes técnicas deixarão prontos todos os últimos detalhes” para a criação formal da entidade financeira, que desta forma começaria a operar no segundo semestre.

Ao comentar a notícia, Jorge Taiana ressaltou que “é bom unir-se diante da crise, para analisar perspectivas e formas de fortalecer as relações no plano econômico, comercial e de investimentos”.

O Banco do Sul, projeto lançado inicialmente em 2007, deverá ter um aporte inicial de US$ 10 bilhões, dos quais US$ 6 bilhões serão injetados por Brasil, Argentina e Venezuela. A instituição oferecerá linhas de créditos a seus associados, que devem ser aplicadas em projetos de desenvolvimento.


Fonte: Ansa