Ministro denuncia tentativa de golpe no Paraguai
O ministro da Emergência Nacional do Paraguai, Camilo Soares, denunciou, nesta quinta-feira, a existência de “um plano de fato” para derrubar o presidente do país, Fernando Lugo.
Publicado 26/03/2009 15:59
Após uma reunião com o governante, Soares, líder do Partido Movimento ao Socialismo (P-MAS), acusou deputados paraguaios de mentir para o povo. “Desde o início nós pudemos ver que eles estão buscando elementos para poder tirar Lugo do governo”, atacou o ministro.
Soares disse que o plano “tem vários cabeças”, e criticou de modo especial os parlamentares do partido União Nacional dos Cidadãos Éticos (Unace) e do Partido Pátria Querida, enquanto afirmou que o Partido Colorado “está bastante dividido”.
Esta não é a primeira vez que o governo Lugo fala em ameaça de um golpe. No dia 1º de março, o ministro da Defesa do Paraguai, general Luis Bareiro Spaini, alertou para a possibilidade de uma ação para derrubar o atual presidente.
No dia 24 de fevereiro, o próprio Lugo confirmou que houve um complô para destitui-lo. Segundo o governante, a operação foi planejada por membros do Partido Colorado, que se reuniram no dia 31 de agosto, dias após a posse.
De acordo com o presidente, participaram do plano o ex-presidente Nicanor Duarte Frutos e o general reformado Lino Oviedo. Ambos negam as acusações.
Fonte: Ansa