CTB felicita FSM por mobilizações mundiais de 1º de abril
A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) saudou a Federação Sindical Mundial (FSM) pela sua inequívoca revitalização ao convocar os trabalhadores de todo o mundo para realizarem grandes mobilizações em defesa dos direitos e contra a
Publicado 14/04/2009 20:17
Segundo a FSM, “a convocação para os trabalhadores realizarem uma mobilização no dia 1º de abril teve um grande êxito em todo o mundo”. A FSM informa que houve manifestações, atos públicos e greves em mais de 45 países com as reivindicações e os objetivos propostos pelo federação. Para a FSM, a unidade representa um novo passo em curso.
Em sua nota, a FSM agradeceu a todas as organizações sindicais que se empenharam para organizar as mobilizações em seus países. As mobilizações convocadas pela FSM seguiram até o dia 4 de abril, mobilizando os movimentos sociais populares, sindicais e estudantis de todo o mundo para protestar contra o capitalismo, a guerra e para dizer que os trabalhadores e trabalhadoras não pagarão pela crise do sistema capitalista.
Para João Batista Lemos, secretário adjunto de Relações Internacionais da CTB, através da FSM os trabalhadores do mundo deram um recado bem claro para os capitalistas: “Os trabalhadores não vão pagar pela crise criada pelos Estados Unidos”. Diante das demissões, privatizações de serviços públicos, expropriação de recursos naturais e energéticos, os trabalhadores do mundo todo defenderam as seguintes reivindicações:
– a nacionalização dos bancos sem indenização e sob controle social;
– redução do tempo de trabalho sem redução do salário;
– medidas para garantir a soberania alimentar e energética;
– colocar fim às guerras, retirar as tropas de ocupação e desmantelar as bases militares estrangeiras;
– reconhecer a soberania e autonomia dos povos, garantindo o direito à autodeterminação;
– garantir o direito a terra, território, trabalho, educação e saúde para todas e todos;
– democratizar os meios de comunicação e de conhecimento.
Clique aqui para ver o álbum de fotos de atos pelo mundo.