Sem categoria

Krugman diz que Brasil pode crescer este ano

Para Paul Krugman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2008, o Brasil ainda pode crescer este ano. Mas isso dependerá de sua habilidade em renegociar contratos de commodities e dos efeitos da crise sobre o comércio global, mostra reportagem do Glo

“A economia brasileira está numa boa posição para resistir à crise, mas certamente sentirá seus efeitos. Tudo dependerá da capacidade do país em renegociar seus contratos de exportação e de financiar o seu setor produtivo”, afirmou Krugman. Sobre estratégias para sair da crise, Krugman afirmou que os EUA estão certos e a Europa, errada.


 


Ele disse que os países europeus que não adotarem pacotes de estímulo vão se arrepender mais tarde e que o euro pode vir a se desvalorizar, equiparando-se ao dólar. Ele ressaltou ainda que os Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China) estão em situação diferente na crise global: Brasil e Rússia dependem muito da exportação de commodities, enquanto China e Índia vendem manufaturados.


 


E elogiou as medidas chinesas contra a crise, apesar de fazer a ressalva de não ter certeza de que os resultados positivos sejam verdadeiros. Ele vê 2009 como um ano de fortes ajustes na economia americana, com o encolhimento do setor financeiro, o que terá consequências em Nova York.