III Congresso da ABGLT começa no próximo dia 17

Com programação intensa, distribuída em cinco dias de atividades, o 3º Congresso da ABGLT ocorrerá em Belém de 17 a 21

O objetivo é definir políticas e ações para os próximos anos. Nesse sentido, o foco do congresso, Políticas Públicas e Estado Laico, destaca os dois principais focos de atenção do movimento: a garantia de direitos via políticas públicas e o combate ao conservadorismo, sobretudo nas três esferas do poder público.


Para o segmento LGBT o momento é ímpar na história do Brasil. Desde a I Conferência Nacional  convocada pelo presidente Luiz Ignácio Lula da Silva e realizada em junho de 2008, muitos avanços já foram observados. No entanto, ainda resta muito trabalho a ser feito e, nesse sentindo, o segmento entende que a melhor arma da militância para lutar contra o preconceito e a discriminação é fazer frente aos setores mais conservadores da sociedade.
 
A programação do congresso é vasta e inclui balanços da conjuntura nacional e internacional LGBT, além de tópicos específicos como a violência, eleições, saúde, controle social e estudos de gênero, entre outros. Pré-congressos temáticos irão discutir aspectos específicos de idosos, afro-descendentes, jovens, indígenas, pessoas portadores de HIV/Aids e indígenas. Também estão previstos encontros sobre cultura, educação, pesquisas, saúde e planos de enfrentamento à Aids. Durante o evento, será entregue o Prêmio Direitos Humanos da ABGLT a personalidades estaduais e nacionais que militam na luta contra a homofobia.


 


O Congresso conta com o apoio das seguintes instituições: Governo do Estado do Pará através da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos; Secretaria de Estado de Saúde; Prefeitura Municipal de Belém; Programa Estadual de DST e Aids; Universidade Federal do Pará; Ministério da Educação; Ministério da Saúde (Programa Nacional de DST e Aids e Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa); Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Secretaria Especial dos Direitos Humanos e a Pathfinder do B.


 


Belém/Pa