PCdoB busca informações sobre Brasil no cenário internacional
Uma comissão de membros do PCdoB – senador Inácio Arruda (CE), deputada Manuela d´Ávila (RS) e Ronaldo Carmona, membro da comissão de Relações Internacionais do Partido, esteve nesta quarta-feira (15) reunido com o Secretário Geral das Relações Exterio
Publicado 16/04/2009 14:29
O embaixador Samuel Pinheiro afirmou que o contexto internacional continua sendo de extrema concentração de poder político, econômico, militar e tecnológico. A coordenação dessa ordem mundial cabe ao G8, grupo de potências que concentra os recursos, mas tem uma minoria da população.
“O Brasil desenvolveu uma política externa para desconcentrar o poder, com ênfase no Conselho de Segurança da ONU, sendo que a prioridade da política externa do atual governo brasileiro é a América do Sul”, observou o embaixador.
Ele explicou, no entanto, que existe ainda uma enorme distanciamento de nossos vizinhos latino-americanos que se acentua nas últimas décadas: “Nos anos 50, por exemplo, havia um certo equilíbrio. Hoje, basta olhar o valor das trocas comerciais entre os países sul-americanos para perceber a grande diferença”, disse.
Samuel Pinheiro explicou que há uma grande oportunidade de estimular e aprofundar a integração da América do Sul diante da presente crise, que está apenas começando: “Ao final da crise econômico-financeira, (o continente sul americano) vai sair com a imagem fortalecida com seu esforço de integração regional, para abrir espaço e mercado como no Mercosul”, afirmou.
De Brasília