Previne forma 1252 multiplicadores em 11 municípios
A equipe do Programa de Redução da Violência e Combate ao Uso de Entorpecentes (Previne) formou, no interior do Estado, só no primeiro trimestre de 2009, 1252 multiplicadores em onze municípios e prepara um
Publicado 16/04/2009 15:17 | Editado 04/03/2020 16:12
Levar os métodos preventivos contra o uso de entorpecentes a todos os municípios do Estado é outro índice a ser alcançado pelo Programa. Segundo a gestora do Previne, Edméia Holanda, apenas quatro cidades não receberam a visita da equipe. “As populações de Itamarati, Beruri, Caapiranga e Apuí já reivindicaram a nossa presença. E ainda nesse semestre o pedido deles será atendido”, disse. Edméia explicou que a meta é também voltar aos municípios onde foram realizados os cursos para inspecionar o funcionamento dos grupos de prevenção às drogas (GAPD), criados ao término do treinamento ministrado pelo Previne. “
Além dos 10 municípios visitados este ano, o Previne representado pela gestora Edméia Holanda participa da Campanha da Fraternidade 2009, palestrando em comunidades e igrejas sobre o papel da família como fator prioritário para a redução da violência.
O método utilizado pelo Previne para a formação de multiplicadores no Amazonas chamou a atenção de instituições de segurança de outros estados. A equipe do Programa foi convidada pela Segurança Pública do Estado de Roraima para ministrar no final de abril, um curso de 40 horas para os participantes do Projeto Educacional Adolescente Consciente (Proacc).
Para o secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, este convite mostra a importância da manutenção dos trabalhos voltados para a prevenção. “Massificar os projetos preventivos é um dos nossos trunfos para ajudar a reduzir os índices de criminalidade. Se focamros na conscientização, conseqüentemente, teremos menos pessoas voltadas para o uso das drogas”, disse o secretário.
Agecom AM
Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br:/am/radioam.htm