Samuel Pinheiro Guimarães conversa com PCdoB no Itamaraty
Uma delegação do PCdoB foi recebida na tarde de ontem (15) na Secretaria Geral do Ministério das Relações Exteriores, por seu titular, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães e diplomatas de sua assessoria. O objetivo da vista foi intercambiar ideias com G
Publicado 16/04/2009 17:07
A comitiva do PCdoB foi composta pelo senador Inácio Arruda, que também é parlamentar do Mercosul, pela deputada Manuela D’Ávila e por Ronaldo Carmona, da Comissão Internacional do partido, acompanhados pela professora Mônica Martins, assessora do senador.
Na conversa, o PCdoB reiterou seu apoio à política externa brasileira e destacou a importância de aprofundar e mesmo acelerar a opção pela integração sul e latinoamericana como resposta conjunta da região à crise. Em especial, os representantes comunistas ressaltaram a importância de aprofundar o Mercosul, consolidar a Unasul e implementar mecanismos regionais de combate à crise, como o Banco do Sul, instrumento fundamental para o financiamento da integração regional. Os comunistas também defenderam mecanismos como o comércio sul-americano em moedas locais a partir da embrionária, mas bem-sucedida experiência brasileira e argentina, que prescinde do uso do dólar, iniciativa que pode ser um passo inicial para a coordenação macroeconômica e uma futura moeda única entre os países da América do Sul.
Os representantes do PCdoB também valorizaram a recente realização da Cúpula América Latina e Caribe, ocorrida em dezembro último, em Salvador, na Bahia, onde pela primeira vez os países da região se reuniram sem convocação de países de fora da região. A importância histórica da reunião de dezembro se afirma ainda mais diante da realização da Cúpula das Américas, que começa amanhã em Porto Espanha, capital de Trinidad e Tobago, onde pela primeira vez a nova América Latina encontra-se com o novo presidente norte-americano, num contexto em que o imperialismo tem cada vez menos ingerência na região.
O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães fez uma longa exposição à delegação comunista, expondo sua visão sobre o atual quadro internacional e a posição geopolítica e estratégica do Brasil neste contexto. E comentou ainda sobre o processo de integração regional, destacando a importância de pôr no topo da agenda da integração a redução das assimetrias entre os países da região.
Guimarães e a comitiva comunista trocaram também ideias sobre a importância do Parlamento do Mercosul e sobre a importância da aprovação do ingresso da Venezuela ao Mercosul, essencial para sua consolidação como mecanismo de integração sul-americano, num eixo que vai do Caribe à Patagônia.
Da redação,
com informações de Brasília