UEA lança livros e fascículos sobre cartografia social indígena e ribeirinha

O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Núcleo Cultura e Sociedades Amazônicas vinculado ao Centro de Estudos Superiores do

Serão lançados os seguintes livros: Estigmatização e Territórios, que reúne uma série de artigos de pesquisadores da UEA, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Fiocruz, sobre o mapeamento social de indígenas da cidade de Manaus; Terras Indígenas nas Cidades, que trata sobre o mapeamento social de uma comunidade indígena intitulada Beija-Flor, localizada no município de Rio Preto; Plano IIRSA – Iniciativa de Integração Regional Sul-Americana, que traz críticas de pesquisadores de vários estados brasileiros sobre planos de integração e grandes empreendimentos; e Terra Urbana e Território na Pan-Amazônia – 3º Fórum Social Amazônico.


 


 


Serão lançados, ainda, mais dois fascículos: Mapeamento das comunidades indígenas saterê mawé nos municípios de Manaus, Manaquiri e Iranduba. O fascículo faz parte da coleção Movimentos Sociais e Conflitos nas cidades da Amazônia, que já reúne 23 fascículos. E Sobre ribeirinhos, em Manacapuru, da coleção Movimentos Sociais, Identidade Coletiva e Conflitos, com 24 fascículos.


 


 


Coordenado pelo antropólogo Alfredo Wagner Berno de Almeida, o Projeto Novas Cartografias Sociais da Amazônia visa realizar um trabalho de mapeamento social dos Povos e Comunidades Tradicionais na Amazônia. Pretende-se privilegiar para tanto a diversidade das expressões culturais combinadas com distintas identidades coletivas objetivadas em movimentos sociais.


 


 


Agecom AM


 


Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm