Sem categoria

CEEG define data de Congresso da UEE gaúcha

O Conselho Estadual de Entidades Gerais (CEEG), no ultimo dia 19 debateu a situação atual do movimento estudantil no Rio Grande do Sul e no Brasil e aprovou o regimento para o congresso da UEE convocado para o ultimo final de semana de agosto. Estivere

O encontro visou ampliar o debate de luta contra a atual União Estadual de Estudantes que, segundo membros do Movimento Estudantil gaúcho essa entidade vem perpetuando em suas diretorias pessoas eleitas em congressos fantasmas, sem participação ativa dos estudantes e sem discussão alguma. O encontro implicou a luta pelo resgate da UEE histórica fundada há 70 anos e que participou de inúmeras e importantes lutas no Estado e no país.



A UEE participou das campanhas do “Petróleo é nosso”, lutou pela redemocratização do país, realizou o maior encontro de juventude gaúcha, o “Cio da Terra”, em 1982. Depois desse passado de glórias, sucessivas diretorias com perfil antidemocrático se apoderaram da entidade e hoje a utilizam para tirar proveito pessoal.



A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, esteve presente no Conselho e reforçou a importância da construção de uma UEE que resgate a tradição do movimento estudantil gaúcho de lutas em prol da educação no estado e no país. “Essa entidade se desenvolve no curso do Congresso da UNE e busca na história do movimento, a tradição de luta”.



Com o intuito de resgatar o movimento estudantil participativo e comprometido com os rumos da educação no Estado e no país, os DCEs da CESUCA, da FACOS, da FURG, do IMED, da UCPEL, da UCS, da UFSM, da UNICRUZ, da UNIJUI e da UNISC unificaram-se para convocar o CEEG com o objetivo de abrir o processo de construção de uma nova entidade estadual. A reunião acontecerá na sede do CPERS (Av. Alberto Bins, 480 – Centro – Porto Alegre/RS).



Fonte: Estudantenet