Edvaldo convoca gestores municipais a inovar na administração pública

Em reunião com secretários e diretores do município de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira instituiu na manhã desta segunda-feira a comissão que organizará o I Seminário de Inovação da Administração Pública Municipal. O encontro ocorrerá no segundo se

Segundo Edvaldo Nogueira, o presidente da comissão será o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Silvio Santos. O secretário de Finanças, Jéferson Passos, será o coordenador. Também compõem a equipe o secretário-chefe de Gabinete, Bosco Rolemberg, o secretário de Comunicação, Rafael Galvão, e o superintendente de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone. O grupo vai definir o formato do seminário, que contará com participação de nomes de projeção nacional em inovação no serviço público.


 


''A população de Aracaju experimentou a consolidação de um modelo de gestão com ética, democracia e modernidade, quando eu e Marcelo Déda chegamos à Prefeitura em 2001. Queremos manter as conquistas dos últimos oito anos e iniciar um novo ciclo administrativo, com idéias inovadoras, modernas e ousadas. Vamos renovar nossas ações e dar um novo vigor à gestão para consolidar o desenvolvimento sustentável da cidade e a excelência na prestação dos serviços ao cidadão'', adiantou o prefeito.


 


Edvaldo Nogueira enfatizou que as ações e projetos a serem apresentadas no seminário deverão ter como premissa privilegiar as conquistas históricas dos aracajuanos, como a gestão participativa, a inversão de prioridades e a transparência administrativa. ''Aracaju precisa continuar inovando, sendo referência para o Brasil. Foi assim que alcançamos a tão falada qualidade de vida, por isso precisamos continuar preparando o futuro da gestão''.


 


O prefeito lembrou também que serão convidados gestores especializados em inovação para transmitir as experiências bem-sucedidas que vêm surgindo em todo o Brasil e enfatizou que é preciso ter criatividade para garantir avanços sem grandes custos à máquina pública. ''É essencial termos uma nova postura diante da crise internacional para cortamos despesas sem prejudicar a execução de serviços e obras e, ao mesmo, tempo buscar sempre a inovação na gestão'', ressaltou.


 


Ainda se referindo ao enfrentamento à crise, o prefeito lembrou que todos os secretários e diretores municipais devem buscar inovar com baixo custo para garantir o comprimento das metas de contingenciamento dos gastos na administração, sobretudo em custeio. ''Perdemos mais 40% da receita dos royalties e a compensação do FPM feita pelo Governo Federal não remediará isso. Portando, criatividade e bom-senso serão fundamentais nesse processo'', enfatizou.


 


Contemporânea


 


Para o vice-prefeito e presidente da comissão, Silvio Santos, a Prefeitura de Aracaju precisa ser contemporânea e inovadora. ''A inovação é a essência da política capitaneada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que é um ícone de renovação política em Sergipe. A sua preocupação em trazer novos padrões irá fortalecer Aracaju, que continuará sendo uma referência para o Brasil em qualidade de vida e em políticas inovadoras'', afirmou.


 


O coordenador-executivo e secretário de Finanças, Jeferson Passos, ressaltou que a reunião desta segunda-feira tem o objetivo claro de envolver as pessoas da área de gestão que desenvolvem as atividades mais relevantes para o cidadão no sentido de transformar a cultura administrativa. ''Esse é o primeiro passo para implantarmos uma estrutura de inovação, construirmos um novo planejamento estratégico e qualificarmos ainda mais a aplicação das políticas públicas municipais'', reiterou.