Sem categoria

Governo quer relatoria da CPI das ONGs para dar quórum

O líder do bloco de apoio ao governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou que os parlamentares governistas só darão quórum para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras quando a oposição cumprir acordo e devolver a um parlam

''O que queremos é o entendimento e o cumprimento do acordo na CPI das ONGs e imediatamente instalaremos a CPI da Petrobras. Vou apresentar questão de ordem à Mesa Diretora e, se a questão for resolvida, vamos dar quórum na CPI da Petrobras. O respeito ao acordo é fundamental para a convivência no Senado'', disse Mercadante.


 


Segundo o senador por São Paulo, o governo cumpriu acordo prevendo que a presidência da CPI das ONGs ficaria com um oposicionista e a relatoria com um parlamentar do governo, inclusive quando houve mudança da presidência da comissão e o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) substituiu o senador Raimundo Colombo (DEM-SC).


 


A relatoria da CPI das ONGs passou a um oposicionista – Arthur Virgílio (PSDB-AM) – quando o então relator Inácio Arruda (PCdoB-CE) passou a ser suplente naquela comissão, pelo fato de ter sido apontado como titular na CPI da Petrobras.


 


''Nós respeitamos quando eles trocaram a presidência e elegemos por duas vezes presidentes da oposição. Inácio Arruda voltou como titular no mesmo dia na CPI das ONGS e foi para a suplência na da Petrobras'', argumentou Mercadante. O senador acredita que a relatoria pertence à base aliada e que a troca não poderia ter sido feita da forma como ocorreu.


 


Fonte: Agência Senado