Mutirão da Cidadania no dia Internacional das Prostitutas
Com um dia inteiro de atividades, comemora-se nesta terça-feira, dia 02 de junho,em todo o mundo, o Dia Internacional das Prostitutas. Para a data, o Núcleo de Prostitutas Rosa Vermelha, a Associação Gar
Publicado 02/06/2009 12:40 | Editado 04/03/2020 16:12
A ação tem o apoio e a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus). Será um dia inteiro de atividades, com a realização de vários serviços: emissão de documentos, como carteira de identidade; atendimento médico; informações e distribuição de material preventivo contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids. Tudo gratuito e disponível ao público amazonense.
Michelle Custódio, diretora do Departamento Estadual de Direitos Humanos (DEDH) da Sejus, acredita que essa é uma ação fundamental para a afirmação da categoria das profissionais do sexo. A importância desse evento não pode ser medida em palavras. Ele mostra que podemos viver em harmonia, respeitando diferenças de profissão, orientação sexual, a liberdade de ir e vir e de fazer uso do próprio corpo, observando, é claro, o cuidado com a saúde. Ela conta ainda que a Sejus vai participar com apoio logístico no evento, levando também folders, preservativos e ajudando com a organização.
O dia 2 de junho remete a eventos do ano de 1975, quando 150 prostitutas ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, na França, para protestar contra as péssimas condições de vida e trabalho em que se encontravam. Apesar do apoio da igreja e da população da cidade, a manifestação foi brutalmente rechaçada pela polícia francesa, no dia 10 de junho, aos olhos de toda a mídia mundial. Desde então, a ação das prostituas de Lyon permanece como um símbolo de afirmação das profissionais do sexo na luta por respeito e dignidade de vida.
Agecom AM
Ouça a rádio http://www.vermelho.ogr.br/am/radioam.htm