PCdoB Minas realiza encontro da região metropolitana de BH

Belo Horizonte recebeu no último sábado (30) o encontro macro-regional da região central e grande BH. O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas,  representando 15 cidades do estado.

O encontro foi aberto pela presidente do PCdoB-MG deputada Jô Moraes, que saldou a iniciativa dos encontros que vêem reunindo militantes em todo o estado. Frisou a importância do ano de 2009 para o PCdoB. Para a deputada, é tempo do PCdoB em Minas se preparar para a fase de seu maior crescimento.


 


Durante uma hora, Walter Sorrentino, secretário nacional de organização do Comitê Central do PCdoB, fez uma análise sobre a crise capitalista mundial e discorreu sobre os desafios da estruturação e renovação partidária tendo em vista o 12 º congresso do partido, que terá sua etapa nacional em novembro. Sorrentino falou da necessidade de ampliação da bancada federal do PCdoB para que partido tenha mais protagonismo no Congresso e nas decisões nacionais.


 


Um dos debates que mais chamaram atenção do plenário foi o que diz respeito ao projeto apresentado pelo deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) que possibilita mais uma reeleição. Muitos militantes se manifestaram a favor. Walter Sorrentino comentou que infelizmente esta questão entrou na pauta política e que o partido não vai transformar em bandeira política. “O melhor é pautar o que significa um novo pacto com o povo”.


 


Jô Moraes afirmou a necessidade de unir a base de sustentação do presidente Lula para continuar o projeto democrático iniciado em 2002. A parlamentar apontou condições favoráveis ao crescimento político eleitoral do PCdoB em Minas. Para Jô, é mais que possível o partido triplicar sua bancada na ALMG.


 


Estiveram presentes no encontro militantes e dirigentes das seguintes cidades: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Ouro Branco, Barão de Cocais, São José da Lapa, Igarapé, Lagoa Santa, Santa Luzia, Matozinhos e Caeté.