Edmilson viaja para China e Cingapura em missão oficial para captar recursos

O Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, o Deputado Federal Edmilson Valentim (PCdoB/RJ), viajou no dia 26 em missão oficial à China e Cingapura.

O parlamentar integra a comitiva oficial do governo do estado, como representante do Congresso brasileiro e a convite do governador Sérgio Cabral. O objetivo da missão é captar recursos de investimento para o estado, em diversos setores da economia.



A comitiva participa ainda da assinatura do contrato para a compra de 30 trens, no valor de 165 milhões de dólares, aproximadamente 10 milhões a menos que o previsto na licitação internacional realizada pelo governo do estado. Os novos trens terão capacidade para até 1.200 passageiros, ar condicionado e têm um sistema de tração que irá proporcionar uma economia de até 60% no consumo de energia, em comparação aos atuais.



Além da comitiva governamental, participam da viagem empresários e representantes de instituições como a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e Sebrae. Ao todo a comitiva contará com 37 integrantes, que irão participar de diversas reuniões na China e em Singapura.



A viagem de 10 dias (26/06 a 05/07) tem ainda um destaque no setor empresarial. O empresário Eike Batista, controlador do Grupo EBX, quer levar para o complexo do porto de Açu, uma siderúrgica que o grupo chinês Wuhan Iron and Steel (WISCO) pretende instalar no Brasil. O grupo oriental está em negociação para a compra de participação acionária na MMX Mineração e Metálicos e, com isso, iniciar sua atuação no país. O investimento inicialmente previsto para a instalação da nova siderúrgica é estimado em quatro bilhões de dólares. O Grupo brasileiro poderá ter participação no empreendimento.



Na primeira etapa da viagem, na China, a agenda de encontros prevê ainda reuniões com o Bank of China, o banco de desenvolvimento da China, o prefeito de Pequim, o Fundo Soberano Chinês, fábricas de automóveis e caminhões.



Em Cingapura a missão se encontra com a empresa administradora do Aeroporto de Changi, com a direção do órgão regulador da aviação civil, na busca de experiências que possam ser usadas como modelo para uma possível concessão do aeroporto do Galeão.



A comitiva participa também, de uma mesa redonda no Ministério do Comércio e da Indústria para discutir investimentos nos setores de infra-estrutura da indústria de petróleo e gás; indústria naval; transportes urbanos e suburbanos; infra-estrutura portuária e aeroportuária; hotelaria e turismo de negócios e infra-estrutura habitacional.



Na avaliação de Edmilson Valentim a viagem é uma grande oportunidade de trazer novos investimentos para o Rio, abrir portas para futuras negociações e parcerias, e ainda, para uma troca de importantes experiências em diversos setores do desenvolvimento econômico.