Deputada propõe aumento de recursos para pesquisa na Amazônia
Entre as suas emendas apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as metas e prioridades para o Orçamento da União em 2010, a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) propôs o
Publicado 30/06/2009 13:44 | Editado 04/03/2020 16:12
“A Amazônia está na pauta do mundo, nas discussões internacionais, na geopolítica do Brasil e do mundo. Quem afirma isto é o presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Marco Antônio Raupp. E é com base nesta afirmação e por termos a mesma visão é que precisamos demonstrar concretamente a preocupação buscando resolver esta pendência histórica com os pesquisadores e cientistas que atuam na região”, justificou a deputada na emenda.
Segundo ela, atualmente a Amazônia já responde por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, mas são devolvidos menos de 4% em investimentos. “Nesse sentido, nossa emenda busca aqualizar as enormes desigualdades regionais em nosso país que afetam, inclusive, estes setores científicos no Brasil”, disse.
Dados divulgados pelo Centro de Gestão e estudos estratégicos (CGEE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, revela que o Amazonas formou 73 doutores no período de 1996-2003. Desse total, 21 foram trabalhar em outros estados. No mesmo período não foi formado sequer um doutor nos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Rondônia e Roraima.
De Brasília,
Iram Alfaia
Ouça a rádio http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm