Em telefonema, Lula expressa solidariedade a Zelaya
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou segunda-feira (29) à noite por telefone com o removido presidente de Honduras, Manuel Zelaya, a quem manifestou seu apoio após o golpe de Estado que o tirou do poder.
Publicado 30/06/2009 09:56
Zelaya, que atualmente está na Nicarágua, onde participou de uma reunião de líderes da América Latina, foi retirado à força do país na madrugada de domingo, dia em que seria realizado um referendo sobre uma reforma na Constituição do país, que não era aceito pelo Judiciário e Legislativo.
Um porta-voz da presidência brasileira informou à agência italiana de notícias ANSA que a conversa, que durou cinco minutos, teve como objetivo expressar a solidariedade do governo Lula a Zelaya.
Segundo a mesma fonte, Lula quis saber os detalhes da ação que terminou na saída do presidente hondurenho do país, quando militares o sequestraram e o levaram à Costa Rica.
Antes, o presidente brasileiro já havia expressado publicamente seu repúdio ao golpe e recomendou que a América Latina isole o governo de fato.
Nesta terça-feira (30), Zelaya deverá discursar em Nova York ante a Assembleia Geral da ONU, a convite do presidente do órgão, Miguel D'Escoto.